JIMMY DONALDSON (MR BEAT) - O PRIMEIRO DOS 10 INFLUENCERS QUE MAIS FATURAM NO MUNDO, SEGUNDO FORBES TOP CREATORS 2023
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Jimmy Donaldson (MrBeast)
Influenciador, YouTube
Forbes Top Creators 2023: O primeiro dos 10 influencers que mais faturam no mundo
Lucro: $ 82 milhões
Total de seguidores: 312 milhões
Média Engajamento : 9,8%
Pontuação de Empreendedorismo: 4
Com mais de 300 milhões de seguidores, a base de fãs de MrBeast é quase tão grande quanto a população dos EUA. O poder e a popularidade de MrBeast decorrem de seus vídeos de alta produção e acrobacias que incluem sobreviver na Antártida por 50 horas e construir uma fábrica de chocolate Wonka. O titã do YouTube, cujo nome verdadeiro é Jimmy Donaldson, usou sua enorme influência para ganhar uma fortuna em dólares de publicidade digital – e construir um império no mundo real. As marcas baseadas em animais incluem lanchonetes Feastables e a rede de restaurantes MrBeast Burgers, além da extensa linha de produtos da Donaldson. (Divulgação: Donaldson está programado para se tornar membro do conselho da Forbes quando a venda planejada da empresa for concluída.)
US$ 54 milhões
Ganhos dos
principais criadores de 2023
a partir de 26/09/23
Façanhas como passar 50 horas enterrado vivo e tentar passar fome por 30 dias valem a pena quando rendem US$ 54 milhões por ano. A audiência previsivelmente alta de palhaçadas como essas explica por que Jimmy Donaldson, também conhecido como MrBeast, ganhou a maior parte de seu dinheiro com anúncios em seus vídeos no YouTube. MrBeast conquistou o primeiro lugar nesta lista não apenas porque está ganhando mais do que qualquer outra pessoa, mas também porque seu conceito de restaurante, MrBeast Burger, é um mecanismo verdadeiramente empreendedor para o YouTuber monetizar sua fama. Em vez de investir em equipamentos de cozinha ou infraestrutura de entrega, MrBeast criou a operação de cozinha fantasma em dezembro de 2020, na qual as pessoas pedem um hambúrguer MrBeast online e um restaurante afiliado com equipe extra prepara o pedido para entrega.
- Idade
- 25
- Residência
- Greenville, Carolina do Norte
- Cidadania
- Estados Unidos
- Estado civil
- Solteiro
Fonte:https://www.forbes.com/sites/stevenbertoni/2023/09/26/top-creators-2023/?sh=4562f58f4c0c
Quem é MrBeast? Conheça a estrela do YouTube de 25 anos, famosa por doar milhões de dólares a estranhos.
- MrBeast é um dos YouTubers mais vistos graças às suas acrobacias que chamam a atenção.
- MrBeast processou sua marca de hambúrgueres por fazer comida de “péssima qualidade” e esta semana eles reagiram.
- Veja como o jovem de 25 anos começou a fazer vídeos online.
Aos 24 anos, Jimmy Donaldson, também conhecido como MrBeast, é um dos criadores mais vistos e mais bem pagos do YouTube.
Seus primeiros vídeos virais incluíam feitos desafiadores, como ler cada palavra do dicionário ou contar de zero a 100.000 por 40 horas seguidas.
Ultimamente, ele se tornou conhecido por sua filantropia, doando dinheiro ou cometendo atos de bondade e filmando-os para obter conteúdo. Recentemente, Donaldson enviou um vídeo “curando” a cegueira de 1.000 pessoas pagando por cirurgias oculares.
Seus desafios ambiciosos e doações em dinheiro o ajudaram a aumentar seu canal para cerca de 131 milhões de inscritos, o maior número na história do YouTube.
Ele também é um empresário que lançou a marca de restaurantes virtuais MrBeast Burger em 2020 e um negócio de chocolates supostamente melhor para você chamado Feastables em 2022 .
Na semana passada, porém, Donaldson processou a Virtual Dining Concepts , a empresa de restaurantes por trás de sua marca de hambúrgueres, acusando-a de fazer hambúrgueres de “péssima qualidade”. Esta semana, a VDC respondeu contra MrBeast com um processo de “quebra de contrato”.
“Armado com sua celebridade e muitos milhões de seguidores, Donaldson menosprezou a marca e os demandantes em uma série de postagens altamente prejudiciais nas redes sociais, que foram rapidamente amplificadas em vários meios de comunicação, exatamente como ele pretendia”, disse o processo da VDC , observando que o o valor da marca estava na "faixa dos nove dígitos".
Confira mais sobre a ascensão de MrBeast à fama:
MrBeast nasceu como Jimmy Donaldson em 7 de maio de 1998.
A estrela do YouTube e seu irmão, CJ, cresceram no leste da Carolina do Norte, na cidade de Greenville. Em 2016, ele se formou na Greenville Christian Academy, uma escola particular da região.
Donaldson carregou seu primeiro YouTube em fevereiro de 2012, quando tinha apenas 13 anos.
O adolescente começou sua carreira no YouTube postando vídeos com o nome de usuário “MrBeast6000”. Durante os primeiros anos, Donaldson tentou, sem sucesso, dominar o algoritmo do YouTube, criando o conteúdo que achava que atrairia o maior público.
Fonte: Newsweek , Casey Neistat no YouTube
Enquanto MrBeast tentava burlar o algoritmo do YouTube, o aspirante a YouTuber passou por estágios de tendências em seu canal: compilações engraçadas de jogos de “Minecraft” e “Call of Duty”, estimando a riqueza dos YouTubers, oferecendo dicas e truques para aspirantes a criadores e comentando sobre Drama do YouTuber. O próprio MrBeast fez poucas aparições em seus vídeos nos primeiros dias.
Fonte: Newsweek
MrBeast começou a ganhar seguidores em 2015 e 2016 graças à sua série de vídeos de “piores introduções”, que reuniam e zombavam das introduções do YouTuber que ele descobriu na plataforma. Em meados de 2016, MrBeast atingiu 30.000 assinantes.
Fonte: MrBeast no YouTube
No final de 2016, MrBeast matriculou-se na faculdade. O YouTuber disse que durou apenas duas semanas antes de desistir, dizendo à mãe: “Prefiro ser pobre do que fazer qualquer coisa além do YouTube”. Sua mãe o fez sair da casa de sua infância, na Carolina do Norte, aos 18 anos, porque "ela me ama e só queria que eu tivesse sucesso", disse MrBeast mais tarde.
Fonte: MrBeast no Twitter
MrBeast se tornou viral pela primeira vez em janeiro de 2017, quando enviou um vídeo mostrando-se contando até 100.000 – o que ele mais tarde revelou que levou 44 horas. “Eu realmente queria isso”, disse MrBeast mais tarde sobre o desafio. “Eu abandonei a faculdade, não estava ganhando muito. Sabia que isso se tornaria viral.”
Fonte: Casey Neistat no YouTube
Depois que o primeiro vídeo se tornou viral, MrBeast descobriu o que o algoritmo do YouTube gostava. Ele rapidamente acumulou mais visualizações com acrobacias semelhantes, como girar um fidget spinner por 24 horas e assistir ao videoclipe "It's Everyday Bro" de Jake Paul por 10 horas seguidas. Em novembro de 2017, MrBeast atingiu 1 milhão de assinantes.
Fonte: MrBeast no Twitter
Agora, MrBeast tem alguns tipos de vídeos que servem como pão com manteiga em seu canal.
Ele ainda realiza acrobacias exaustivas de horas de duração - que são chamadas de "junklord YouTube" - bem como desafios de última pessoa a sair, nos quais distribui milhares de dólares. Os títulos desses vídeos variam de “Passando pelo mesmo drive thru 1.000 vezes” a “Último a remover a mão, recebe o desafio da Lamborghini”.
Fonte: The Verge
MrBeast também oferece doações que chamam a atenção e ações de caridade.
Certa vez, ele abriu uma concessionária de automóveis onde distribuía carros de graça e é conhecido por distribuir milhares de dólares para pequenos streamers no Twitch e no YouTube, bem como para garçonetes e motoristas de Uber pessoalmente.
À medida que Donaldson expandiu seu canal, ele conseguiu contratar quatro de seus amigos de infância – Chris, Chandler, Garret e Jake – para trabalhar para ele e seu canal no YouTube.
O grupo frequentemente faz participações especiais em alguns dos mais selvagens desafios de última pessoa a sair de MrBeast, e cada um deles se tornou um nome icônico no império MrBeast.
Fonte: Newsweek
Em dezembro de 2018, MrBeast havia distribuído US$ 1 milhão por meio de suas acrobacias bizarras, o que lhe valeu o título de “o maior filantropo do YouTube”.
MrBeast é um produto de seu próprio conteúdo viral: ele só consegue distribuir esses milhares de dólares graças a acordos de marca de seis dígitos para financiar anúncios em vídeo.
Fonte: MrBeast no YouTube
MrBeast foi creditado por ajudar a lançar um novo estilo de vídeos de acrobacias caros no YouTube, nos quais os criadores realizam desafios elaborados e brindes patrocinados em grande escala.
Fonte: The Verge
No entanto, o sucesso de MrBeast não veio sem controvérsia.
Em 2018, o The Atlantic desenterrou uma série de tweets antigos e já excluídos de MrBeast, nos quais ele usa calúnias homofóbicas e a ideia de ser gay como piada para piadas. Na época do artigo, sua biografia no Twitter dizia: “só porque sou gai não significa que sou gay”. MrBeast se defendeu como "não ofensivo nem um pouco em nada que eu faça".
Fonte: O Atlântico
MrBeast também foi acusado de doar dinheiro falso depois que os críticos descobriram que as notas usadas em um vídeo de novembro de 2019 não tinham curso legal.
MrBeast disse mais tarde que distribuiu notas falsas para mitigar o risco de uma onda perigosa de pessoas clamando por dinheiro de graça, e afirmou que mais tarde trocou as notas falsas por cheques reais para as pessoas no vídeo.
Fonte: Dexerto
Ao longo dos anos, MrBeast revelou alguns detalhes sobre sua vida.
O jovem de 22 anos contou que tem a doença de Crohn, uma doença inflamatória intestinal crônica. Em junho de 2019, MrBeast compartilhou pela primeira vez no Instagram que estava namorando Maddy Spidell. “Eu não quero o senhor fera pelo seu dinheiro, só quero um namorado com bom gosto para anime que possa me fazer rir”, escreveu Spidell no Twitter no mês anterior.
Fonte: Maddy Spidell no Twitter
No final de 2018, MrBeast aproveitou sua notoriedade por acrobacias elaboradas para apoiar PewDiePie, o popular YouTuber que estava travando uma batalha pelo lugar de canal do YouTube com mais inscritos (um título que ele perdeu desde então para a T-Series) .
Na verdadeira forma, MrBeast fez todos os esforços: gravou um vídeo de 12 horas dizendo “PewDiePie” 100.000 vezes e apareceu no Super Bowl com camisetas “Sub 2 PewDiePie”.
Fonte: Business Insider
No final de 2019, MrBeast lançou — e concluiu com sucesso — uma campanha de arrecadação de fundos chamada #TeamTrees para plantar 20 milhões de árvores até o final do ano.
A campanha reuniu o apoio de mais de 600 influenciadores e recebeu doações de executivos de tecnologia como Elon Musk e do CEO do Twitter, Jack Dorsey, e de estrelas do YouTube como Jeffree Star e PewDiePie.
Fonte: Business Insider , Team Trees
MrBeast foi um dos criadores mais vistos em todo o YouTube em 2020.
Ele acumulou mais de 10 milhões de visualizações em todos os vídeos que enviou nos últimos dois anos, mostrando o quão bem-sucedido ele é em se tornar viral. O YouTube o colocou como o principal criador de 2020, superando outras sensações virais como Dream e James Charles. Seu patrimônio líquido não está disponível publicamente, mas ele disse que a maior parte de suas doações de US$ 1 milhão são financiadas por negócios de marca.
Fonte: Business Insider , MrBeast no Twitter , The Verge
2020 foi um grande ano para MrBeast, com duas das maiores colaborações que ele já tentou em seu canal.
Transmitido em abril de 2020, Donaldson reuniu 32 dos maiores influenciadores do mundo para participar de uma competição Pedra/Papel/Tesoura por US$ 250.000. Essa transmissão foi assistida 38 milhões de vezes em menos de um ano, mas ele não se contentou com apenas um evento. Em outubro daquele ano, ele organizou um torneio de curiosidades sobre influenciadores de US$ 300.000 que foi vencido pela família D'Amelio. Uma leve controvérsia estourou depois que alguns usuários online acusaram a família de trapacear ao fazer com que várias pessoas participassem do concurso.
À medida que ganhou fãs, os vídeos de MrBeast também ficaram mais ambiciosos. Seu custo médio para fazer um vídeo subiu de US$ 10.000 para US$ 300.000 em 2020.
Fonte: Bloomberg
Ele também lançou sua própria organização de caridade no final de 2020, chamada Beast Philanthropy. Seu site afirma que está comprometido em fornecer “alívio duradouro às pessoas que sofrem de falta de moradia, fome e pobreza”.
Em dezembro de 2020, MrBeast abriu um restaurante que pagaria às pessoas para comerem nele. Semanas depois, ele lançou sua própria franquia MrBeast Burger em dezenas de cidades.
Donaldson abriu mais de 300 locais somente para entrega nos Estados Unidos, permitindo aos fãs a oportunidade de pedir um hambúrguer MrBeast por meio de um aplicativo ou UberEats.
Fonte: Purê
Em 2021, MrBeast continuou enviando vídeos estranhos e caros.
Os vídeos mais recentes de Donaldson de 2021 mostram-no comprando todos os itens em cinco lojas e gastando centenas de milhares de dólares em alimentos caros.
Fonte: YouTube
Em fevereiro de 2021, Donaldson fez uma aparição especial no aplicativo Clubhouse, causando seu travamento.
Donaldson falou no aplicativo sobre como ter sucesso no YouTube, o que trouxe um fluxo massivo de novos downloads e usuários para o aplicativo, fazendo com que ele travasse.
Em abril daquele ano, ele enfrentou a reação de alguns fãs que o acusaram de colaborar em um esquema de “pump-and-dump” depois que ele promoveu a criptomoeda Refinable, que rapidamente quebrou após seu lançamento.
Fonte: New York Times
Em maio de 2021, ex-funcionários de Donaldson disseram ao The New York Times que ele criou um “ambiente de trabalho hostil” e que fez “exigências irracionais”.
11 funcionários compartilharam sua experiência com o NY Times, com o veículo dizendo que o “comportamento de Donaldson mudava quando as câmeras não estavam por perto”.
Fonte: The NY Times
Em 2021, MrBeast ultrapassou 53 milhões de assinantes no YouTube. Ele também revelou que busca a perfeição em seus vídeos – a ponto de já descartar pelo menos três vídeos em 2020, nos quais gastou US$ 100 mil na produção.
Fonte: Dexerto
Em janeiro de 2022, MrBeast foi classificado pela primeira vez como a estrela mais bem paga do YouTube pela Forbes. A publicação estimou que ele ganhou US$ 54 milhões em 2021, mais do que celebridades como Billie Eilish e Kim Kardashian.
Fonte: Forbes
Em julho de 2022, MrBeast atingiu outro marco: ele se tornou o segundo criador do YouTube a atingir 100 milhões de assinantes no YouTube, depois do PewDiePie.
Em novembro, ele ultrapassou o número de assinantes do PewDiePie. MrBeast agora tem 131 milhões de assinantes no YouTube, mais do que qualquer outro criador da plataforma.
Em setembro de 2022, MrBeast revelou que recebeu uma oferta de US$ 1 bilhão por seu império de conteúdo, mas recusou.
Fonte: Insider
Nesse mesmo mês, ele abriu a primeira loja física do Beast Burger em Nova Jersey. Milhares de pessoas compareceram no dia da inauguração.
Fonte: NJ.com
Em outubro do ano passado, MrBeast começou a conversar com investidores, buscando arrecadar US$ 150 milhões para seu negócio no YouTube e alimentos, com uma avaliação de US$ 1,5 bilhão.
Fonte: Axios
Em dezembro, MrBeast tuitou: “Posso ser o novo CEO do Twitter?” Elon Musk, dono do Twitter, respondeu: “Não está fora de questão”.
MrBeast disse que admira Musk. “Eu realmente quero ser Elon um dia”, escreveu ele no Twitter em 2020.
Em janeiro de 2023, MrBeast disse que planeja doar “cada centavo” antes de morrer.
“Não importa o quão grande eu cresça, nunca terei uma mansão, um iate, um Lamborghini etc. Tudo o que quero é fazer os melhores vídeos possíveis e ajudar o máximo de pessoas que puder enquanto faço isso”, disse ele uma vez.
Em dezembro de 2020, ele lançou MrBeast Burger, uma marca de restaurante virtual.
A marca, lançada em parceria com um grupo de restaurantes chamado Virtual Dining Concepts , é vendida em centenas de restaurantes que buscam obter receitas adicionais.
Em janeiro de 2022, ele lançou uma empresa de chocolate chamada Feastables, que fabrica barras de chocolate sem glúten à base de plantas.
A marca vendeu mais de 1 milhão de barras de chocolate nas primeiras 72 horas após o lançamento e já havia faturado mais de US$ 10 milhões em vendas até maio daquele ano, disse.
Nik Sharma, CEO da Sharma Brands e investidor anjo na Feastables, disse anteriormente ao Insider: “ Hoje, existe toda uma nova classe de ‘celebridades’ que são criadores digitais .”
Na semana passada, porém, MrBeast processou a Virtual Dining Partners por fazer hambúrgueres de “péssima qualidade” em seu nome.
O processo ocorreu após uma série de críticas negativas de clientes reclamando online sobre o sabor e a qualidade dos hambúrgueres.
Uma postagem do Reddit citada na reclamação de Donaldson contra a VDC alegou que o hambúrguer MrBeast era “carne crua”.
Um repórter do Insider foi ao primeiro local físico da marca no megamall American Dream, em Nova Jersey, e achou a refeição “chocantemente decepcionante ” .
Donaldson disse que a VDC perseguiu outras celebridades para tentar replicar o sucesso que teve inicialmente com MrBeast , afirma o processo da Beast Investments LLC.
Esta semana, a VDC respondeu com uma ação contra Donaldson, alegando que ele sabotou sua própria marca de hambúrgueres.
O processo alegou que Donaldson aproveitou sua enorme presença online para travar um “ataque implacável ” à marca depois de não conseguir negociar um “acordo mais lucrativo” com eles.
“ A reputação do MrBeast Burger foi materialmente prejudicada , se não destruída, os clientes abandonaram a marca e os relacionamentos duramente conquistados dos Requerentes com vendedores, parceiros e fornecedores foram destruídos”, afirma o processo da VDC. “Infelizmente, a conduta de Donaldson também prejudicou os resultados financeiros de centenas de restaurantes em todo o país e em todo o mundo.”
Steven Asarch contribuiu para a reportagem
Fonte:https://www.businessinsider.com/mrbeast-youtube-jimmy-donaldson-net-worth-life-career-challenges-teamtrees-2019-11#this-week-vdc-fired-back-with-a-suit-against-donaldson-claiming-that-he-sabotaged-his-own-burger-brand-39
MrBeast é de verdade? Por dentro do mundo ultrajante do rei das
acrobacias do YouTube, que ganha dinheiro
Jimmy
Donaldson construiu um império de US$ 54 milhões com pegadinhas elaboradas e
brindes chamativos. Próximo: Tornando-se o criador mais popular do planeta
POR EJ DICKSON
Matthias Clamer, da Rolling Stone
19 DE ABRIL DE 2022 09H00
NUM local não revelado na Carolina do Norte,
Jimmy Donaldson está prestes a me mostrar um milhão de dólares em dinheiro.
Donaldson, também conhecido como MrBeast , é o maior YouTuber do país e possivelmente, no momento em que esta história for publicada, do mundo. Com um metro e noventa de altura e vestido com um moletom cinza da Nike, Donaldson tem me acompanhado pelo armazém de sua empresa, mostrando os detritos de vários vídeos feitos sob a bandeira MrBeast, uma mistura de acrobacias, pegadinhas e brindes em dinheiro de arregalar os olhos. Em uma área, há pilhas de mercadorias da GameStop, de um vídeo em que ele prometia comprar tudo o que um competidor pudesse caber em um triângulo circunscrito (“Ele só queria dinheiro”, diz Donaldson); em outro, caixotes cheios de fantasias infláveis de dinossauros para um vídeo intitulado “Walking Into Random Stores With 100 Dinosaurs”. No fundo, há 1 bilhão de Orbeez, pequenas bolinhas cheias de gel que Donaldson usou para encher o quintal de seu melhor amigo para um vídeo em 2018.
Então, chegamos ao dinheiro. “Se você quisesse nos roubar, é aqui que você nos roubaria”, diz Donaldson.
O dinheiro é guardado por um homem afável chamado Tracy, um ex-fisioterapeuta com olhos azuis brilhantes e um sotaque oriental da Carolina; ele é gerente de operações da MrBeast YouTube LLC e padrasto de seu fundador. Pilhas de notas estão em um armário revestido de aço em arquivos, empilhadas ordenadamente em fileiras, todas juntas. Normalmente, é um milhão, mas hoje faltam US$ 100 mil para uma próxima viagem à Flórida, onde Donaldson e sua equipe gravarão um vídeo de “Você prefere” – como em, você prefere nadar com tubarões por esse dinheiro ou caminhar um ponte de jacarés. Algumas das notas estão amassadas no chão dos tênis Adidas de Donaldson: “Ele ocupa mais espaço e fica melhor na câmera [assim]”, explica ele.
Uma coisa engraçada acontece quando você vê muito dinheiro em um só lugar. À medida que o cheiro atinge minhas narinas, nítido e pungente, como uma pilha de folhas de outono ou uma máquina Xerox quebrada, começo a pensar em como isso poderia mudar minha vida, ou a vida das pessoas ao meu redor - as contas médicas que precisam ser pagos, mensalidades escolares, creche; todos os GoFundMe e instituições de caridade que poderiam ajudar. Sinto-me quase tonto, como se tivesse levado um gancho de direita de um irmão Paul bem no queixo (uma façanha recente do Beast que rendeu um prêmio de US$ 20 mil).
O efeito não passa despercebido por Parisher e Donaldson.
“A maioria das pessoas por aqui é imune a isso”, diz Parisher.
“Sim, estamos entorpecidos”, diz Donaldson.
“Eles vão sentar aqui e contar para mim e nem piscarão os olhos hoje em dia”, diz Parisher.
“Você já pensou em quantas vidas essa quantia de dinheiro poderia mudar?” Eu pergunto.
Donaldson olha para mim como se eu tivesse acabado de perguntar de que cor é o céu. “Sim, exatamente”, diz ele. “É por isso que o temos.”
Em seu canal do YouTube, MrBeast, Donaldson é o personagem principal, atraindo seus 93,9 milhões de assinantes para vídeos luxuosos e de alto valor de produção, com miniaturas em tons brilhantes que custam US$ 10.000 cada para serem produzidos, emparelhados com títulos otimizados para o algoritmo do YouTube, como “Extreme $ 1.000.000 Esconde-esconde” e “A sala de fuga mais perigosa do mundo!” Muitas vezes, as acrobacias têm a sensação de videogames: essa sala de fuga tem, na verdade, 10 salas, cada uma construída em torno de um tema, desde um corredor de “hotel” Kubrickiano até uma cena pastoral com cabras vivas e uma parede móvel no estilo Indiana Jones carregada de espinhos. que se aproxima dos concorrentes. Uma “corrida” de Lamborghini envia três dos carros esportivos italianos ziguezagueando pela cidade, com seus motoristas em busca de pistas.
Muitas das acrobacias beiram o clickbait. Em “Eu comi a maior fatia de pizza do mundo”, Donaldson tenta consumir uma fatia de quatro quilos e dois metros de comprimento. Em “Passando 24 horas direto debaixo d'água”, ele sobrevive sendo submerso por mais de 12 horas em uma piscina de quintal, com a cabeça dentro de uma câmara equipada com uma bomba de oxigênio. Outros são conteúdos benfeitores no estilo do game show Queen for a Day dos anos 1950 , dando casas para moradores de rua ou doando US$ 100.000 para streamers aleatórios no Twitch. No final de 2020, Donaldson iniciou o canal MrBeast Philanthropy, que contribui com 100% de sua receita para um armazém que opera doações móveis de alimentos em todo o leste da Carolina do Norte e supostamente entregou 1.000.563 refeições até o final de 2021.
Donaldson também oferece a seus assinantes a chance de participar de uma sorte inesperada do MrBeast por meio de sorteios e competições. Alex Maloney, um canadense de 20 anos, ganhou US$ 100 mil ao segurar o dedo em um botão do aplicativo MrBeast por mais de dois dias seguidos, alimentado por bebidas energéticas Uber Eats e Monster. Maloney, que está desempregado e pensando em ir para a faculdade, diz que ter esse dinheiro no banco lhe deu uma sensação de segurança. “Foi monumental. Isso me fez sentir mais estável”, diz ele, acrescentando que Donaldson “muda vidas de forma inacreditável”.
Nesses vídeos, Donaldson é frequentemente acompanhado por um grupo de caras brancos desajeitados, de vinte e poucos anos, muitos dos quais vivem no mesmo beco sem saída que Donaldson e conquistaram muitos seguidores no YouTube: o franzino e bonito Chris Tyson, presença frequente nos primeiros vídeos de Donaldson; Chandler Hallow, de olhos arregalados, que cresceu jogando beisebol com Donaldson; e Karl Jacobs, de cabelos desgrenhados, natural do interior do estado de Nova York que começou como editor e se tornou membro do grupo ao qual Donaldson se refere como “os meninos”.
Com os meninos a reboque, Donaldson construiu um império multimídia, arrecadando US$ 54 milhões em receitas em seu canal principal no ano passado. Ele também tem uma rede de cozinhas fantasmas, a MrBeast Burger, um restaurante somente delivery com 1.600 franquias em todo o país. Em janeiro, ele lançou a Feastables, uma linha de barras de chocolate, com uma promoção no estilo Willy Wonka “Ganhe a Fábrica de Chocolate MrBeast”, e ganha cerca de meio milhão de dólares por mês em mercadorias.
“Se você perguntar a alguém que conheceu Jimmy antes, eles dirão: 'Sério? Jimmy ficou famoso? Ele sempre foi muito quieto.
Ao longo de menos de uma década, Donaldson deixou de fazer vídeos de comentários sobre jogos no seu quarto e passou a gerir 60 funcionários a tempo inteiro, sem contar os prestadores de serviços independentes. Ele lançou vários projetos filantrópicos de alto nível, como a campanha #TeamTrees, na qual estabeleceu a meta de plantar 20 milhões de árvores em todo o mundo depois de arrecadar US$ 20 milhões em doações; e #TeamSeas, que visa remover 30 milhões de libras de lixo do oceano. Ele também tem, note-se, 23 anos. “Há cinco anos, tive que levantar a mão para ir ao banheiro”, ele me conta. "Esta é a ponta do iceberg. Dê-me 20 anos e depois veremos o que conseguiremos.”
A empresa de Donaldson está no processo de construção de três grandes centros de conteúdo e produção em sua cidade natal, Greenville, Carolina do Norte, uma pequena cidade repleta de shoppings, parques de escritórios e o campus da East Carolina University. Donaldson espera posicionar Greenville como um ímã para criadores de conteúdo em mídia digital. “O maior paralelo que posso traçar é com Tyler Perry em Atlanta”, diz o presidente da MrBeast LLC, Marc Hustvedt, que divide seu tempo entre Greenville e Los Angeles. “Jimmy está criando seu próprio sistema de estúdio aqui.”
Em alguns aspectos, Donaldson é um líder improvável de um império mediático multimilionário. Autodenominado introvertido, ele frequentemente reitera seu desconforto com conversas casuais. Em nossa primeira interação, ele se aproximou de mim na entrada de seu amplo estúdio de 60.000 pés quadrados e disse, a título de introdução: “Então, vamos começar a conversar agora?”
Mesmo quem conhece bem Donaldson fica surpreso por ele ter optado por uma vida diante das câmeras. “Se você perguntar a alguém que conheceu Jimmy antes, eles dirão: 'Sério? Jimmy ficou famoso?'”, Diz Tyson, seu melhor amigo de longa data. “Ele sempre foi muito quieto. Mas não era como se ele não quisesse falar com as pessoas. Jimmy só gosta de falar sobre o que ele gosta” – principalmente, jogos ou YouTube – “e se ninguém está falando sobre isso, ele não gosta de falar”.
Mas, na verdade, o personagem principal do canal MrBeast não é o próprio MrBeast. É dinheiro vivo e frio. O dinheiro - pilhas, feixes, montes dele - é o centro das atenções em quase todos os seus vídeos, oferecido como um bálsamo para todos os problemas do mundo aos lutadores da economia gigantesca e às mães solteiras trabalhadoras que estrelam seus vídeos. Em um deles, ele dá uma gorjeta de US$ 10 mil a uma garçonete de uma lanchonete de cachorro-quente por dois copos de água; em outro, ele doa mais de US$ 100 mil para pessoas que perderam seus empregos na pandemia. Grande parte do apelo de MrBeast se baseia em uma versão atualizada da história de Horatio Alger; a ideia de que, com um pouco de sorte, você também poderá um dia encontrar MrBeast na rua e sair milhares de dólares mais rico.
É claro que esse tipo de doação é uma espécie de band-aid para um tumor cerebral. Pode chamar a atenção, mas ignora as desigualdades estruturais de longa data e a pobreza cíclica. Durante o almoço em um restaurante mexicano com Donaldson e dois dos meninos - Jacobs e Tareq Salameh, um ex-aspirante em quadrinhos que virou cinegrafista que foi promovido ao elenco - comento que todos os vídeos deles parecem se basear na ideia de que um cheque gordo ou um Um maço de dinheiro enfiado na mão pode curar todos os tipos de males.
“Meio que pode”, diz Salameh.
Donaldson concorda: “Se você tem um trilhão de dólares, você realmente não tem problemas”.
Donaldson se inspira em seus heróis, os empresários Steve Jobs e Elon Musk, cujos retratos adornam o escritório de Donaldson, de outra forma indefinido, e a sala de estar de sua casa (incluindo um de Musk, adquirido na Amazon, vestido como Napoleão Bonaparte). “Não apoio nem admiro tudo o que ele faz ou a forma como trata as pessoas”, diz Donaldson sobre Musk, talvez aludindo ao facto de o famoso fundador da Tesla e da SpaceX ter tweetado e depois eliminado um meme de Hitler uma semana antes da minha chegada. “Mas acho inspirador que ele esteja afastando o mundo do petróleo e reconstruindo a imaginação quando se trata de exploração espacial e coisas assim.”
Donaldson afirma não ter nenhuma lembrança vívida de sua infância antes dos 11 anos. Ele atribui isso em parte à sua veia empreendedora. “Tenho uma visão muito avançada”, diz ele. “Foda-se o passado. Já aconteceu. Estou tentando conquistar o futuro.” Na verdade, ele parece ter nascido sem qualquer sinal de gene da nostalgia: embora sua mãe tenha um armazém gigante onde preserva cada lembrança de seus vídeos antigos, ele nunca foi vê-lo.
Essa falta de nostalgia também pode servir como medida de protecção, porque a educação de Donaldson parece não ter sido nada estável. Ele nasceu no Kansas, filho do meio de dois pais que trabalhavam na ativa no exército, com sua mãe, Sue, servindo como diretora de prisão em Mannheim, Alemanha, antes de ser colocada em Fort Leavenworth. “Jimmy acha muito foda que sua mãe administre uma prisão”, diz Sue, uma mulher de fala mansa com um cabelo bufante cor de cenoura de tamanho moderado. Ela agora trabalha como diretora de conformidade da MrBeast LLC, supervisionando as despesas e contratos da empresa enquanto gerencia os assuntos pessoais de seu filho, como seus serviços bancários. (Ela até escolheu a casa onde ele mora.)
Sue trabalhava 12 horas por dia enquanto estava na ativa, e grande parte do cuidado das crianças era terceirizada para um elenco rotativo de au pairs. Ela atribui a introversão de Jimmy em grande parte ao fato de eles se mudarem com tanta frequência. “Moramos em três locais diferentes no sul dos EUA antes de ele completar sete anos”, diz ela. “Não havia primos, nem tias, nem tios. Éramos realmente só nós.” Depois de um casamento tumultuado, seus pais se separaram em 2007, quando Donaldson tinha oito anos, e ele não tem mais contato com o pai. Ele se recusou a discutir os motivos oficialmente. “Eu apenas tentei o meu melhor para manter tudo avançando da melhor maneira possível”, diz Sue sobre o divórcio. “Nós superamos isso da melhor maneira que pudemos.”
Donaldson frequentou uma pequena escola particular, a Greenville Christian Academy, onde os meninos recebiam deméritos por usarem cabelos muito compridos e eram forçados a copiar versículos da Bíblia como punição. Ele diz que costumava ser observador – “Você recebe isso na sua cabeça todos os dias” – mas há muito questiona a posição da Igreja em questões como a homossexualidade, e desde então passou a se identificar como agnóstico. “É um assunto muito delicado para muitas pessoas por aqui”, diz ele. “Acredito que existe um Deus, mas existem tantas religiões diferentes e tantas pessoas que acreditam apaixonadamente nessas coisas. É difícil saber qual [religião] está certa.”
Ao crescer, Donaldson teve poucos amigos, raramente saindo com outras crianças nos finais de semana. Sue identificou nele uma profunda veia competitiva desde o início. “Você não poderia jogar um jogo com ele. Você sempre teve que tocar até o fim”, diz ela. “Como acontece com o Monopólio. Queríamos jogá-lo fora depois de um tempo, porque ele disse, ‘Nem finja que me deu Boardwalk and Park’”.
A única palavra que aqueles que estão na órbita de Donaldson usam para descrevê-lo é “obsessivo”; ele tem a tendência de se fixar em uma coisa em detrimento de todos os outros assuntos. Seu foco obstinado no YouTube, diz ele, levou as crianças na escola a se referirem a ele como autista. “Houve um período de cinco anos na minha vida em que eu estava implacavelmente e doentiamente obcecado em estudar a viralidade, estudando o algoritmo do YouTube”, diz ele. "Eu acordei. Eu usaria comida Uber Eats. E então eu ficava sentado no computador o dia todo estudando coisas sem parar com [outros YouTubers]. (Houve também uma fase de Settlers of Catan que levou o assistente de Donaldson a comprar pelo menos cinco cópias do jogo de estratégia por mês, para que sempre haja “novas” por aí. Donaldson aprecia a estratégia e as maquinações que ela exige, dizendo: “Eu' sou ótimo em mentir.” )
“Houve um período de cinco anos em minha vida em que fiquei implacavelmente e doentiamente obcecado em estudar a viralidade.”
Donaldson admite que o foco no trabalho tornou difícil para ele manter relacionamentos pessoais. “Não sou muito bom em manter amigos”, diz ele. “Todos os meus amigos giram em torno do trabalho.” Ele também passa pouco tempo com sua família, incluindo o irmão mais velho que mora nas proximidades, outro YouTuber que Donaldson descreve como sendo um pouco parecido com ele, mas “menos bem-sucedido”. (Não ajuda o fato de o canal de seu irmão se chamar “MrBro”, uma decisão que Donaldson diz que seu irmão agora lamenta.)
Embora Donaldson gostasse de jogar beisebol quando criança, um diagnóstico da doença de Crohn, um distúrbio autoimune caracterizado por problemas intestinais, fez com que ele abandonasse os esportes no segundo ano do ensino médio. (Ele está atualmente tomando o medicamento Remicade para controlar seus sintomas, junto com refeições preparadas por um chef particular, embora muitas vezes tenha crises.) O estresse de ter que lidar com a doença de Crohn, diz Sue, levou Donaldson a passar mais tempo dentro de casa, levando seu pivô para o YouTube.
Na verdade, Donaldson já havia marcado presença na plataforma, postando vídeos de si mesmo jogando Minecraft e Call of Duty aos 11 anos. Aos 13, iniciou um novo canal, adotando o apelido “MrBeast6000” porque “Mr. Besta” já foi tomada. A princípio, parece que Donaldson estava tentando encontrar sua voz, aproveitando várias tendências do YouTube para ver o que pegava: ele tentou comentários de videogame, à la PewDiePie, e depois fez vídeos estimando quanto ganhavam vários YouTubers.
Lentamente, porém, ele começou a acumular assinantes e gerar receita, em parte participando de acrobacias cada vez mais extremas. Em um vídeo, Tyson o envolve em 100 camadas de papel higiênico e filme plástico; em outro, Donaldson conta até 100.000, uma ideia que ele diz ter tido ao ver se poderia tentar monetizar assistindo vários episódios do anime Naruto de uma só vez. Em um vídeo que publicou em 2015 dirigido a um futuro ele, ele disse: “Espero que você tenha pelo menos 100 mil inscritos”. Em maio de 2017, ele atingiria um milhão de assinantes.
Sue não tinha ideia de que ele estava fazendo vídeos no YouTube e ficou surpresa quando descobriu por meio de uma anotação em seu anuário. “Eu era uma mãe normal”, diz ela. “Fiquei muito preocupado com o que estava lá fora.” No entanto, quando Donaldson deixou claro para ela que estava ganhando dinheiro com seu canal, sua ansiedade diminuiu. Mesmo assim, ela insistiu que Jimmy fosse para a faculdade e se formasse após a formatura. Donaldson concordou, matriculando-se em uma faculdade comunitária, embora diga que não frequentou nenhuma aula e desistiu no meio do primeiro semestre.
Com isso, Sue expulsou o filho de casa, levando-o a se mudar para um duplex com Tyson. Foi o momento perfeito: Donaldson tinha acabado de atingir 750.000 assinantes e conseguiu seu primeiro contrato de marca. Em vez de gastá-lo, ele reinvestiu o dinheiro em um vídeo em que deu a um sem-teto um cheque de US$ 10 mil.
Não foi o primeiro vídeo de Donaldson em que ele distribuiu dinheiro de graça, mas ele viu que esse tipo de filantropia acrobática ressoou. Ele mudou para vídeos mais centrados em brindes, como “Tipping Waitresses With Real Gold Bars” (53 milhões de visualizações), e logo estava ganhando US$ 100.000 por mês com seu canal. “Um dia ele chegou com um cheque e disse: 'Mãe, olha quanto acabei de ganhar'”, diz Sue. “E foi o salário do meu ano inteiro.” Ela se aposentou e ingressou na empresa logo em seguida.
Donaldson diz que “não dá a mínima para dinheiro” e planeja doar tudo antes de morrer. “Não quero viver minha vida perseguindo o próximo objeto brilhante até o próximo objeto brilhante”, diz ele enquanto dirigimos seu Tesla Model X. “É uma maneira triste e miserável de viver a vida.” Seu assistente, um belo modelo transplantado de Utah chamado Steele, diz que antes de sua contratação, e a ex-namorada de Donaldson redesenhando sua cozinha, a maior estrela do YouTube tinha cadeiras de jardim em sua sala de estar e colchões no chão. “Eu não dou a mínima para a aparência”, diz Donaldson. “Eu só me importo com a funcionalidade.” No entanto, ele também parece estar preocupado com o custo de alguns objetos brilhantes, ressaltando que sua geladeira dupla-face feita sob medida - que ele fez para que seu chef pudesse entregar refeições de fora sem incomodá-lo - custou 50 mil para instalar.
Sua reputação de rico em dinheiro também traz consigo preocupações de segurança. Seu apartamento foi arrombado há três ou quatro anos, enquanto ele filmava, o que o levou a se mudar para um condomínio fechado e para uma casa com janelas à prova de balas e portas reforçadas com aço triplo. Um guarda-costas o acompanha sempre que ele se aventura em público em Greenville. Essas preocupações não parecem infundadas: durante nosso almoço no restaurante mexicano, dois adolescentes esperam horas do lado de fora no estacionamento e seguem o carro de Donaldson quando saímos.
Donaldson reconhece que este é um problema que ele mesmo criou. “Posso criar o mundo que quiser, fazer o que quiser com conteúdo e escolho isso”, diz ele. “[No] final, tenho muita influência. Se eu quisesse, poderia ter muito dinheiro. Boohoo, as pessoas têm expectativas em relação a mim. Eu vou viver."
Fundamentalmente, Donaldson parece ver o dinheiro como um meio para atingir um fim, uma ferramenta para atingir o seu objetivo de dominar o YouTube. “Isso não importa para mim”, diz ele sobre as barras de ouro, os Lamborghinis e as pilhas de dinheiro em seu depósito. “Mas isso é importante para outras pessoas. E é isso que nos permite obter visualizações para que eu ganhe mais dinheiro e faça coisas maiores.”
À medida que a contagem de inscritos de Donaldson aumentou, também aumentou a quantidade de dinheiro que ele gasta em seus vídeos. Hoje, muitos custam aproximadamente um milhão de dólares para serem produzidos, poucos dos quais são lucrativos. O canal principal é amplamente subsidiado pelos canais “gaming” e “reacts” de Donaldson, que apresentam os meninos com destaque e são de produção econômica, gerando uma grande receita. “Eu poderia estar fazendo vídeos mais baratos”, diz Donaldson. “Mas eu simplesmente não quero. Quero ultrapassar os limites para ir cada vez mais longe.”
No final de 2021, a habilidade sobrenatural de Donaldson de hackear o YouTube ganhou manchetes em todo o mundo, quando ele gastou quase US$ 4 milhões recriando a série Squid Game da Netflix – embora sem a violência extrema – concedendo ao vencedor um prêmio de US$ 456.000 após um intenso jogo de cadeiras musicais. . O vídeo se tornou extremamente viral, acumulando mais de 225 milhões de visualizações.
“Quero ser o maior canal do YouTube de todos os tempos. Nem mesmo para o meu ego. Isso apenas me dá algo pelo que lutar, para sair da cama e trabalhar. Mas também é apenas vaidade.”
Mas o remake de Squid Gam também recebeu críticas de muitos que disseram que ele não entendeu o objetivo da série original, que mostrava o preço brutal que a livre iniciativa causa na vida das pessoas de classe média. Donaldson rejeita as críticas. “O cara que fez o programa disse literalmente: 'Gosto dessas pessoas recriando o programa'”, observa ele. ( O criador do Squid Game, Hwang Dong-Hyuk, disse que aprovou a recriação da série pelos YouTubers, mas não comentou especificamente o vídeo de MrBeast.)
Não foi a primeira vez que Donaldson encontrou polêmica. Em 2018, o The Atlantic relatou que ele usou calúnias anti-gay em tweets que postou quando era adolescente e usou a homossexualidade como piada em vários de seus vídeos. Na época, ele não pediu desculpas, mas disse à revista: “Não sou nem um pouco ofensivo em nada que faço. Vou simplesmente ignorar isso. Acho que ninguém se importa com essas coisas.” Hoje ele está mais arrependido.
“Este é literalmente o coração do Cinturão da Bíblia”, diz ele enquanto serpenteamos pelas ruas de Greenville. “Eu tinha uma ideia na minha cabeça todos os dias quando era mais jovem, tipo: 'Os gays são a razão pela qual Deus virá e queimará esta Terra'”. Quando adolescente, disse ele, considerava a retórica anti-gay “normal”. como resultado. “À medida que cresci, percebi: 'Oh, isso não é normal. Este é apenas um lugar estranho onde cresci. Então, esse tipo de coisa, eu [gostaria de poder] voltar no tempo e dizer, ‘Ei, pare.'”
Alguns membros do grupo de Donaldson também enfrentaram escrutínio por sua linguagem nas redes sociais, incluindo Tyson, que foi criticado em abril de 2021 por ter postado memes transfóbicos e homofóbicos no Twitter. Tyson excluiu os tweets e pediu desculpas, dizendo que considerava a experiência “uma oportunidade de aprendizado e crescimento” e que os tweets resultaram de suas próprias lutas com sua sexualidade; ele se assumiu bissexual no outono de 2020.
Donaldson é menos reflexivo sobre um vídeo que postou em 2016 e que ressurgiu no ano passado, no qual ele parece satirizar o conceito de transgenerismo, dizendo que se identifica sexualmente como um helicóptero de ataque e um tanque, aproveitando um meme originado no Reddit e no 4chan. . Ele afirma no clipe agora excluído: “Alguém está sentado aí e sendo pago para pensar em gênero?” Embora o meme fosse uma piada transfóbica bastante conhecida na época, Donaldson nega estar familiarizado com suas origens. “Eu estava apenas brincando com o meme como todo mundo”, diz ele, referindo-se ao vídeo como “uma piada”.
Donaldson conseguiu desviar as críticas em parte porque pretende ser firmemente apolítico, pelo menos publicamente. “Não quero alienar republicanos e democratas”, diz ele. “Gosto de ter um lugar onde todos possam apoiar [minha] instituição de caridade. Meu objetivo é alimentar centenas de milhões de pessoas. Portanto, seria muito tolo da minha parte alienar basicamente metade da América.” (Ele apareceu recentemente no podcast de Joe Rogan, que atraiu críticas por promover a negação da Covid e a desinformação sobre vacinas, embora o episódio tenha evitado tais tópicos.)
Talvez a maior ameaça à marca familiar de MrBeast tenha sido uma investigação de 2021 do The New York Times que citou vários ex-funcionários alegando que Donaldson havia promovido um ambiente de trabalho tóxico, gritando com os trabalhadores, forçando-os a trabalhar muitas horas e chamando-os de calúnias. Dois dos ex-editores do MrBeast que se manifestaram contra ele, Nate Anderson e Matt Turner, excluíram vídeos que postaram sobre suas experiências por causa do assédio que receberam dos fãs do MrBeast.
Donaldson nega as afirmações apresentadas na história do Times . “Trabalhei literalmente com mais de mil pessoas. Duas pessoas acharam que eu era muito exigente, o que foi perfeitamente normal”, diz ele. “Temos padrões elevados, mas não é um ambiente de trabalho tóxico.” Ele disse que deu a Turner US$ 10 mil e o recomendou para um trabalho em uma empresa de jogos após o término de seu contrato. (Turner, por sua vez, diz que o valor real, seu salário até o final do contrato, era menor do que isso.)
Tyson enquadra os conflitos no local de trabalho como uma função das dificuldades de comunicação de Donaldson. “Ele sabe o que quer e acho que também tem muita dificuldade em socializar”, diz ele. “Já conversamos sobre isso – acho que ele tem dificuldade em explicar às pessoas o que ele quer e o que precisa.” Mas para Turner, esses encontros negativos causaram uma impressão duradoura: “Você o vê na câmera e pensa: 'Ele é um cara tão legal'. Conhecendo-o, você pensaria: ‘Droga, gostaria que o Jimmy legal fosse o verdadeiro Jimmy’”.
A marca de Donaldson como filantropo em ascensão certamente ajuda a torná-lo Teflon. Nos últimos anos, ele passou de acrobacias que chamavam a atenção no YouTube para vídeos mais filantrópicos. Além de criar a MrBeast Philanthropy, onde o CEO Darren Margolias comanda campanhas semanais de alimentos, bem como campanhas de roupas provenientes de produtos do YouTuber, Donaldson se tornou viral ao lançar #TeamTrees em parceria com a Arbor Day Foundation e #TeamSeas.
Embora haja debate sobre se o plantio de 20 milhões de árvores produzirá impacto ambiental, e os céticos sugerem que os doadores corporativos poderiam usar tais esforços como uma forma de lavagem verde, o CEO da Arbor Day Foundation, Dan Lambe, diz que #TeamTrees envia uma mensagem importante. “Plantar 20 milhões de árvores não vai resolver a crise climática”, reconhece. “Dito isto, chamar a atenção para a necessidade de plantar árvores e os benefícios é extremamente valioso.” Lambe confirma que #TeamTrees plantou 14 milhões de árvores até agora e está no caminho certo para atingir sua meta até o final do ano.
Donaldson não cresceu com muita exposição à filantropia. Sue diz que nunca participou de atividades voluntárias ou de serviços comunitários da igreja e não afirma ter um apego emocional profundo a nenhuma das causas que defende. No entanto, Margolias diz que as primeiras experiências de Donaldson, dando dinheiro de negócios de marca a sem-abrigo, “acenderam um fogo” nele, levando-o a querer aproveitar o seu poder e influência para mudar o mundo. Ao defender várias causas filantrópicas, diz Margolias, Donaldson quer educar uma geração inteiramente nova (a análise do YouTube não rastreia espectadores com menos de 12 anos, mas seu público é bastante jovem, diz Donaldson) sobre os benefícios da doação incondicional. “Muitas pessoas estão condicionadas a pensar que doar dinheiro para instituições de caridade é um fardo ou um sacrifício”, diz Margolias, um cavalheiro sério e corpulento, com cerca de cinquenta e poucos anos. “Mas quando as pessoas perceberem que ajudar é agradável e bonito, isso mudará a maneira como pensam sobre doar.”
Margolias diz que grande parte da generosidade de Donaldson ocorre fora das câmeras, citando vários exemplos em que ele gastou dezenas de milhares de dólares em presentes de Natal para crianças que perderam familiares em um furacão, ou alugando uma casa e mobiliando-a para uma família de nove pessoas cujos pais tiveram perderam seus empregos devido à pandemia. “Jimmy me disse na primeira noite em que o conheci que sua ambição de vida é melhorar o mundo. Não tenho sombra de dúvida de que isso é sincero”, diz ele. “Também para as pessoas que dizem 'Ele faz isso pelas visualizações', fizemos algumas coisas incrivelmente generosas que Jimmy paga 100% do próprio bolso e que ninguém sabe.”
Donaldson é sensível a quaisquer questões sobre as suas motivações. “Eu me conheço e não tenho nada a provar a ninguém. Acho que o que fiz fala por si”, diz ele. “Tenho um canal inteiro construído em torno da minha organização sem fins lucrativos, no qual investi uma quantidade absurda de horas para construir, do qual nunca verei um único centavo... Perco cinco dígitos e dezenas de horas todos os meses. O custo de oportunidade poderia ir para projetos que rendem milhões de dólares. Então eu não me importo. Não digo essas coisas publicamente, porque não é por isso que faço isso.”
Donaldson diz que ouve inúmeros pais que lhe dizem que seus filhos queriam recolher o lixo na praia ou trabalhar como voluntários em um refeitório por causa de seus vídeos. E muitos pais de fãs de MrBeast com quem conversei disseram que seus filhos os pressionaram a doar para #TeamSeas ou #TeamTrees. Embora quando sugiro que os vídeos do MrBeast possam apresentar um conceito cínico de caridade, isso toca num ponto sensível. “Sua preocupação literalmente nem é uma preocupação”, diz Donaldson. “Não há milhões de crianças fazendo o bem e filmando. Existem milhões de crianças que estão indo bem.”
Como muitos empresários, Donaldson não tem muita vida pessoal; ou pelo menos ele não tem interesse em retratar que tem. Recentemente, ele se separou da influenciadora de estilo de vida Maddy Spidell, que apareceu em alguns de seus vídeos, e aqueles em seu círculo me disseram que Spidell foi uma influência positiva, forçando Donaldson a priorizar mais o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Donaldson não quis comentar oficialmente sobre a separação, citando a privacidade de Spidell, mas Tyson diz que o foco singular de Donaldson no trabalho foi um fator importante que contribuiu. “Acho que é isso que ele vai procurar em seguida: alguém que possa corresponder à sua obsessão por negócios, dinheiro e todo esse tipo de coisa”, diz ele.
Donaldson, no entanto, está menos interessado em namorar do que em fazer crescer a sua marca: alcançar 100 milhões de assinantes, abrir mais MrBeast Burgers, tornar-se o YouTuber de maior sucesso de todos os tempos. Ao contrário de muitos outros criadores, que anseiam pela aceitação do mainstream do entretenimento, ele não tem qualquer interesse em obter acordos com a Netflix ou contratos de gravação lucrativos; sua única preocupação é construir influência na plataforma que o tornou famoso.
“Quero ser o maior canal do YouTube de todos os tempos”, diz ele. “Nem mesmo pelo meu ego. Não sei. Eu só quero isso. Isso apenas me dá algo pelo que lutar, para sair da cama e trabalhar. Mas também é apenas vaidade.”
Surpreendentemente, para alguém que é singularmente obcecado pelo YouTube, Donaldson diz que não assiste mais vídeos do YouTube com frequência. Em vez disso, ele ficou profundamente consumido pelo campo da auto-otimização. Ele instalou uma academia no meio de sua cozinha como ferramenta motivacional, para que ele possa se exercitar em vez de fazer um lanche. Ele lê regularmente biografias de homens de grande sucesso, terminando mais recentemente uma sobre Michael Jordan. Ele também contratou um coach de vida, que lhe disse que os homens de sucesso atingem o pico aos 40 anos.
“No começo eu pensei, 'Você é maluco'”, diz ele. “Mas acho que acredito. [Então] contanto que você esteja fisicamente apto, você não ficará enrugado. E se você tiver dinheiro e coisas assim.” Se seu treinador de vida estiver certo, Donaldson ainda terá mais de uma década até atingir seu pico e não tolerará distrações em seu caminho até lá. Ele diz que quando as reformas do estúdio MrBeast LLC forem concluídas, ele instalará um chuveiro em seu escritório para poder continuar trabalhando sem ter que ir para casa. “Eu preciso apenas ficar obcecado, trabalhar e continuar”, diz ele. “Se você está em uma curva de crescimento exponencial, não quer deixá-la estagnar.”
É o tipo de atitude que o levou a ter o quinto canal mais popular do YouTube no mundo. Mas, claro, ele quer ser o primeiro. É para isso que servem o novo e maior estúdio, os cenários malucos, as acrobacias cada vez mais elaboradas, os tubarões vivos, os Lambos verde-limão, as notas de um milhão de dólares e dezenas de milhões a mais no banco, mesmo que nenhum disso parece suficiente. “Isso é tudo que eu faço, na verdade”, diz ele enquanto nos sentamos no banco da frente de seu Tesla. “Eu não faço festas. Quase não tenho amigos. E há um risco: eu olho para trás quando tenho 50 anos e penso, ‘Droga, eu literalmente só fiz uma coisa e nada mais’”.
Fonte:https://www.rollingstone.com/culture/culture-features/mrbeast-youtube-cover-story-interview-1334604/
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