A mídia social tornou Kim Kardashian famosa... e bilionária
Um mergulho na moderna estratégia de marketing de influenciadores de Kim Kardashian, que agora é o modelo para o sucesso da marca.
Desde 2007, Kim Kardashian é um nome conhecido entre os aficionados do pop e das celebridades. A ascensão de Kim Kardashian à fama é uma história moderna de como uma estrela do reality show que virou influenciadora se tornou bilionária. Desde os dias em que trabalhava com as irmãs em sua própria boutique de moda DASH, até o lançamento de um serviço de assinatura de moda online chamado ShoeDazzle, Kim sempre teve espírito empreendedor. À medida que sua popularidade começou a crescer, ela desenvolveu sua primeira fragrância e mais tarde até capitalizou sua icônica mídia social, a “cara feia e chorosa” amigável aos memes, vista no programa de sucesso Keeping Up With the Kardashians .
Quando se trata da ideia moderna de fama, os Kardashians, com seu show, mudaram tudo. Eles mudaram a forma como as celebridades da TV eram vistas e como o aproveitamento de seu poder de estrela moldou a cultura atual dos influenciadores. Todas as irmãs, Kim, Khloé, Kourtney, Kylie e Kendall são proprietárias de negócios multimilionários (e alguns bilhões) de dólares e são seguidas por milhões de pessoas em todo o mundo. O New York Times observou que o que torna os Kardashians diferentes é “a promoção dessas marcas, que foram incorporadas ao programa, bem como os conflitos interpessoais divulgados e as mudanças de vida que fizeram os espectadores se sentirem próximos da família”. O Marketing 101 diria que a chave para o sucesso de uma marca é encontrar maneiras de ser pessoal e identificável com seu consumidor. É este ponto que fundamenta o modelo de negócios do triunfo de marketing de Kim Kardashian.
Quando a mídia social estava em ascensão, a magnata dos negócios de moda e beleza estava entre algumas das primeiras personalidades do reality a aproveitar plataformas como Instagram e Twitter para aumentar sua base de fãs. Agora em 2023, Kim Kardashian é uma das pessoas mais seguidas no Instagram, com 364 milhões de seguidores e com esses números, é difícil negar a popularidade e influência de Kim. O sucesso de Kim vem de sua capacidade de alavancar seu público; tanto que, em 2015, Kim vendeu mais de 30.000 cópias de seu livro intitulado Egoísta , que apresentava apenas selfies que ela havia tirado. Na época, o New York Times a coroou como a “rainha das selfies” com o lançamento do álbum de fotos. Embora o conceito possa parecer insípido, na verdade foi um lançamento muito mais estratégico e calculado do que se poderia imaginar. O livro deu aos fãs uma visão íntima de sua vida, tornando-a mais pessoal e impulsionando-a ainda mais a se tornar um mentor de marketing de nossa geração.
Com todos os projetos de Kim, parece haver um padrão que faz com que ela se concentre no relacionamento direto com o consumidor. Em 2021, a Forbes estimou que Kim valeria US$ 1 bilhão devido a dois negócios lucrativos KKW Beauty e SKIMS . Kim fundou a KKW Beauty (agora renomeada para SKKN ) logo depois que Kylie Jenner obteve sucesso na Kylie Cosmetics . Seguindo uma página do livro de Kylie, as duas marcas de Kim dependiam fortemente do marketing de mídia social.
Tanto para a SKKN quanto para a SKIMS, Kim adota uma abordagem direta para informar seus consumidores. Desde aparecer em seus próprios vídeos tutoriais até estrelar muitas de suas próprias campanhas e até mesmo ensinar sua base de consumidores como assinar a SKKN, Kim está provando que não é apenas o rosto da marca. Kim mostra aos fãs que está fortemente envolvida em todos os processos, ao mesmo tempo que personifica a relação que os consumidores têm com as marcas. Nas redes sociais, Kim construiu uma base de fãs leais em todo o mundo. Ao integrar estrategicamente SKKN e SKIMS em sua própria personalidade e em sua vida cotidiana, ela aproveita seu alcance e relacionamento com seus fãs para criar uma forte associação entre ela e as marcas. Ao vincular-se pessoalmente à SKKN e à SKIMS, ela efetivamente promove a conscientização e ao mesmo tempo continua a gerar interesse para tornar seus produtos desejáveis pelos consumidores.
Olhando para o sucesso da SKIMS, a presença de Kim nas redes sociais desempenha um papel crucial para tornar a marca um nome familiar. Sua transparência ao compartilhar imagens de bastidores, lançamentos de produtos e depoimentos em suas plataformas sociais contribuem para a sensação de autenticidade e conexão que os consumidores sentem quando veem e reagem ao conteúdo. Ela mostra aos fãs que ouve, o que fica mais evidente quando SKIMS era inicialmente “KIMONO”, e mais tarde recebeu reação de apropriação cultural que levou à mudança de nome. Os fãs também se sentem parte do processo, tornando a marca ainda mais atraente e identificável. Uma parte importante do sucesso da marca está em capitalizar o poder do conteúdo gerado pelo usuário (UGC). Os fãs são incentivados a mostrar como incorporam SKIMS e SKKN em suas vidas. A marca se engaja ao repassar o conteúdo, ampliando ainda mais o alcance da SKIMS e da SKKN e promovendo uma comunidade entre os consumidores.
Com a mídia social, Kim tem a capacidade de obter feedback imediato de seus fãs sobre a marca e fazer ajustes no produto em tempo real. Um dos maiores movimentos que as marcas devem aderir atualmente é a atenção à diversidade. Longe vão os dias em que apenas se faziam declarações de apoio. Os consumidores exigem agora mudanças reais e opções inclusivas. Entendendo isso e ouvindo seus consumidores nas redes sociais, a linha de base da SKIMS é oferecer opções para diversos tons de pele e atender os produtos para todos os formatos e tamanhos, abrindo caminho para a indústria de shapewear. Colaborações bem-sucedidas com outras marcas e celebridades também permitem que a SKIMS acesse comunidades mais novas. Essas campanhas, que apresentam nomes como Snoop Dogg e a família do astro da NFL Patrick Mahomes , geram grande agitação social, repercutindo em um grupo mais amplo e aumentando seu público-alvo.
A compreensão de Kim sobre como aproveitar sua base de fãs nas redes sociais para criar uma comunidade acabou sendo a chave para seu sucesso. A estrela do reality show que se tornou empresária bilionária criou um modelo para marcas modernas, provando que tudo que ela toca vira ouro. Para além das redes sociais, a ascensão do SKIMS ensina hoje às empresas a importância das parcerias estratégicas, da autenticidade, de ouvir os consumidores, de abraçar a diversidade e de se comprometer com a inclusão. Kim Kardashian construiu um império com SKKN e SKIMS e, com sua empresa de private equity SKKY Partners, ela está provando que as possibilidades são ilimitadas.
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